Tabela do IR acumula defasagem de 113%; saiba quanto seria o imposto com correção

Já existe uma grande ansiedade entre os brasileiros para conseguirem informações sobre o Imposto de Renda 2022. Mesmo tentando escapar, muitos cidadãos são descontados nos seus rendimentos anualmente através do Imposto de Renda. Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2022 aqui!

Entenda o que é

Os governos municipais, estaduais e federais utilizam o dinheiro proveniente do desconto feito em cima dos rendimentos dos brasileiros para realizar a manutenção de diversos serviços públicos. Esse desconto é recolhido pelo Governo Federal que o repassa para esses governos manterem a ordem de seus locais comandados.

O desconto feito pelo Imposto de Renda 2022 não é uma medida apenas brasileira. Esse imposto existe em diversas partes do mundo, a única diferença que é possível que se note é que em outros países esse dinheiro é bem empregado, com diversas melhorias para a população, já aqui no Brasil, a pergunta é uma só: “Para onde vai o nosso dinheiro?”.

O governo estipula um valor mínimo de rendimentos que obriga o cidadão a fazer a declaração do Imposto de Renda. Esse cidadão então é obrigado a fazer a Declaração de Ajuste anual.

Atualmente já é possível encontrar no próprio site da Receita Federal alguns programas que facilitam o processo de fazer a declaração. É preciso ressaltar que qualquer irregularidade nas declarações ocasiona a retenção daquele cidadão na chamada “Malha Fina”, nome designado pela Receita Federal para classificar os cidadãos irregulares com os impostos.

IMPOSTO DE RENDA 2022: Para que serve?

Como já foi dito, o dinheiro arrecadado com o Imposto de Renda 2022 deveria ser investido para a realização de melhorias públicas como saúde, educação, esportes, cultura, desenvolvimento social e diversas obras de infraestrutura como estradas, ruas e avenidas.

Infelizmente não vemos essas melhorias, ao contrário, em alguns serviços públicos o que vemos é só desserviço com mal atendimento e muitas vezes sem materiais necessários para promover o bom atendimento em hospitais, por exemplo.

Muitas coisas estão mudando na cabeça dos cidadãos brasileiros e muitas atitudes estão sendo cobradas das autoridades sobre o destino desses impostos arrecadados.

Fiquem atentos pois o dinheiro arrecadado através do recolhimento da tabela Imposto de Renda 2022 serve para pagar o salário de muitos políticos como governadores, vereadores, prefeitos e deputados e, o mais importante, eles trabalham para nós!

IMPOSTO DE RENDA 2022: Como fazer a simulação?

Se você precisa fazer essa declaração e nunca fez, é possível fazer uma simulação. Com isso você se familiariza com o programa e torna sua tarefa mais fácil.

Para você fazer a simulação IRPF 2022, basta acessar a página oficial e preencher todas as informações que forem pedidas.

Vale ressaltar que, por enquanto, só é possível fazer a simulação com base no ano de 2016.

IMPOSTO DE RENDA 2022: Como fazer a declaração?

A declaração do Imposto de Renda 2022 ainda não foi solicitada pelo governo federal, então, ainda não será possível fazê-la, mas como nós sabemos que existem muitas dúvidas a respeito dessa tarefa, decidimos fazer um passo a passo para você não se perder. Acompanhe:

  1. A primeira etapa é você separar todos os documentos que serão importantes para realizar essa declaração. Documentos como comprovantes de despesas que poderão ser deduzidas do imposto de renda, informes de rendimentos e comprovantes de compra de algum bem como carro ou imóvel são alguns deles;
  2. Acesse o site da Fazenda e faça o download de um programa chamado Gerador de Declaração (PGD);
  3. Preencha corretamente todas as informações que forem solicitadas;
  4. Faça a opção do tipo de declaração: ela poderá ser Simplificada ou Completa;
  5. A etapa final é a realização do envio dessa Declaração.